O projeto nasceu da necessidade de inserir a sociedade no processo de tomada de decisão em tudo que diz respeito à gestão pública. Com isso, foi desenvolvido um projeto para incentivar o engajamento de jovens nas pautas de políticas públicas municipais.
O Conselho da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro foi um fórum consultivo, formado exclusivamente por jovens cariocas, para acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico 2013-2016, além de traçar metas para os próximos 50 anos do Rio de Janeiro.
Foram envolvidos no projeto 100 jovens de diversas regiões da cidade, somando todas as vivências e experiências para tornar mais plural e representativa a iniciativa. O Conselho teve sua composição paritária de gênero, respeitando a diversidade de etnia, raça, cultura, origem, sexo, orientação sexual, religião e condição social, econômica ou de deficiência, para a construção de valores de cidadania e de inclusão social.
Fui uma das selecionadas para participar do projeto, representando a Área de Planejamento 5 (Zona Oeste). Escolhi participar do grupo de trabalho sobre políticas públicas de desenvolvimento social, onde pude participar de reuniões com Secretarias e Técnicos de Equipamentos de Assistência Social.
Ao longo de quase um ano, foram realizados encontros em diversas regiões da cidade para debater sobre o Planejamento Estratégico vigente na época, bem como suas metas e resultados obtidos. Os jovens puderam participar também de eventos oficiais da Prefeitura, além de capacitações na Casa Civil.
Ao final, foi construído um relatório de prestação de contas de todo o trabalho realizado e sugestões de metas para serem incluídas no Planejamento Estratégico Visão Rio 500.