Conselho da Juventude da cidade do Rio de Janeiro

Projeto de participação social e política com jovens da cidade do Rio de Janeiro.


Sobre o projeto

O projeto nasceu da necessidade de inserir a sociedade no processo de tomada de decisão em tudo que diz respeito à gestão pública. Com isso, foi desenvolvido um projeto para incentivar o engajamento de jovens nas pautas de políticas públicas municipais.

O Conselho da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro foi um fórum consultivo, formado exclusivamente por jovens cariocas, para acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico 2013-2016, além de traçar metas para os próximos 50 anos do Rio de Janeiro.

Foram envolvidos no projeto 100 jovens de diversas regiões da cidade, somando todas as vivências e experiências para tornar mais plural e representativa a iniciativa. O Conselho teve sua composição paritária de gênero, respeitando a diversidade de etnia, raça, cultura, origem, sexo, orientação sexual, religião e condição social, econômica ou de deficiência, para a construção de valores de cidadania e de inclusão social.

Minha participação

Fui uma das selecionadas para participar do projeto, representando a Área de Planejamento 5 (Zona Oeste). Escolhi participar do grupo de trabalho sobre políticas públicas de desenvolvimento social, onde pude participar de reuniões com Secretarias e Técnicos de Equipamentos de Assistência Social.

Execução

Ao longo de quase um ano, foram realizados encontros em diversas regiões da cidade para debater sobre o Planejamento Estratégico vigente na época, bem como suas metas e resultados obtidos. Os jovens puderam participar também de eventos oficiais da Prefeitura, além de capacitações na Casa Civil.

Resultados

Ao final, foi construído um relatório de prestação de contas de todo o trabalho realizado e sugestões de metas para serem incluídas no Planejamento Estratégico Visão Rio 500.